Capitulo1
Capitulo2
Capitulo3
Capitulo4
Capitulo5
Capitulo6
Capitulo7
Capitulo8
Capitulo2
Capitulo3
Capitulo11
Capitulo12
Capitulo13
Capitulo14
Capitulo15
Capitulo16
Capitulo17

FIGURA 13-6
Apresentação clínica e tratamento da neuropatia de grandes fibras.

 

 


FIGURA 13-7
Desgaste do pequeno músculo da mão nas neuropatias de grandes fibras. Isto não deve ser confundido com encarceramento ulnar, que é passível de tratamento. Nas neuropatias de grandes fibras, todos os nervos periféricos estão igualmente afetados e o distúrbio sensitivo é da variedade "luva e meia", não confinada à distribuição nervosa. No encarceramento ulnar, a perda sensitiva envolve os dedos anular e mínimo.

FIGURA 13-8
Em neuropatias de grandes fibras, existe desgaste dos pequenos músculos dos pés: 'intrinsic minus feet' [pés em garra] bem como talipe eqüinovaro decorrente de encurtamento do tendão de Aquiles. A, Medição do ângulo do tornozelo em flexão total. Usando um goniômetro, a flexão deve ser de pelo menos 90°. B, Mais de 100° indica encurtamento do tendão de Aquiles, com seu impacto de aumentar a pressão na porção média do pé e desarranjo da articulação de Lisfranc na porção média do pé. C, Micrografia eletrônica de fibras de colágeno rompidas no tendão de Aquiles de um paciente com neuropatia de grandes nervos.

FIGURA 13-9
Características das neuropatias de grandes fibras em extremidade superior. Este paciente é incapaz de estender suas mãos no punho além de 90°, como mostrado usando o goniômetro. Note a separação dos dedos pequenos, criando um espaço aberto em forma de diamante, indicativo de quiroartropatia. Estas características acompanham as neuropatias de grandes fibras, bem como as síndromes de encarceramento. Isto não é universal e as duas afecções podem muito bem ter causas diferentes.

FIGURA 13-10
Características das neuropatias de grandes fibras em extremidade inferior. Este paciente exibe uma combinação de grave desgaste muscular dos membros inferiores que lembra aquele encontrado na doença de Charcot-Marie-Tooth, o eqüinus dos pés devido ao encurtamento do tendão de Aquiles e desgaste dos músculos proximais da coxa devido a uma combinação de neuropatia proximal e uma neuropatia distal de grandes fibras.

FIGURA 13-11
Disfunção neurovascular na neuropatia. (Adaptado de Shapiro et al. [30].)

 

 

 

 voltar