Capitulo1
Capitulo2
Capitulo3
Capitulo4
Capitulo5
Capitulo6
Capitulo7
Capitulo8
Capitulo2
Capitulo3
Capitulo11
Capitulo12
Capitulo13
Capitulo14
Capitulo15
Capitulo16
Capitulo17

FIGURA 15-2
A obesidade aumenta o risco de muitas doenças [2].

 

 

 


FIGURA 15-3
A obesidade está associada a um risco substancialmente aumentado de diabetes e doença cardiovascular, mesmo em pessoas jovens.

 

 


FIGURA 15-4
Obesidade e diabetes tipo 2. O diabetes tipo 2 ocorre tipicamente em pessoas obesas e tem um componente significativo de resistência à insulina. Mesmo uma modesta perda de peso pode levar à normalização do controle de glicose ou a um melhor controle com uma determinada dose de medicação oral. Entretanto, uma perda de peso bem-sucedida é incomum.


FIGURA 15-5
Depósitos regionais de gordura. Os depósitos viscerais de gordura incluem os depósitos mesentéricos, omentais, retroperitoneais e perirrenais. De acordo com a localização, os depósitos de gordura têm diferentes características metabólicas e, portanto, impõem diferentes níveis de risco para as complicações da obesidade. A gordura central pode ser avaliada por tomografia computadorizada, mas é também possível uma estimativa muito boa pela determinação da razão cintura-quadril. A circunferência abdominal a meio-caminho entre a costela inferior e a crista ilíaca é comparada com a circunferência no nível do trocânter maior [3]. Levar em consideração a razão cintura-quadril amplia a avaliação dos riscos de obesidade. Dados de um estudo de Goodpaster et al. [4] indicam que, em homens, para qualquer dado índice de massa corpórea, uma razão cintura-quadril maior confere risco adicional. Este aumento é também encontrado nas mulheres (Veja na Fig. 15-37 o risco relativo). Dados recentes de modelos em camundongo sugerem que a enzima 11-b hidroxiesteróide desidrogenase pode contribuir para a obesidade visceral. Esta enzima, que é expressa na gordura, ativa os glicocorticóides. Camundongos que superexpressam esta enzima em tecido adiposo desenvolvem uma síndrome de obesidade central que mimetiza a síndrome metabólica [5].

 voltar